quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Palestras e suas ideias

Hoje, quarta feira escolar.Como de rotinha,fui a escola.Haveria palestras lá,sobre diversos temas.Bom,uma delas foi sobre a situação atual da Africa...Pensando que seria apenas um professor de geografia relatando dados do IBGE por 1h,fiquei um pouco desinteressada.Mas,foi um professor de história e que,o mesmo,logicamente,resolveu contar sobre a história da Africa,relatando sobre a escravidão que já existia em outras civilizações antes dessa.Até ai,eu concordo.O mesmo havia nos dito sobre o sistema de cotas.Sim,esse professor resolveu fazer uma relação da Africa no Brasil.Foi interessante até certo ponto. A partir do momento em que ele relatou que se achava negro,eu comecei a olha lo com outros olhos.Não.Não sou preconceituosa... É que simplesmente,ele se contradizeu,falando que não podemos nos classificar com uma etnia,sendo que viemos de três troncos (europeu,negros e indigenas). E,novamente abordando o tema do sistema de cotas,relatou que não é por que o negro isso,e sim por que o negro aquilo.Qual o que! Uma pessoa negra é igualmente inteligente que uma branca,basta ter estudado igual.Entende? E outra,não somos negros coisa nenhuma,somos multietnicos... Gostaria que parassemos de jogar o preconceito nos semelhantes,como se nós não os tivessemos.É tão facil um negro falar que o branco tem preconceito contra ele.Sendo que,igualmente,o negro também tem preconceito contra pessoas brancas e etc... A questão que ele não soube explicar,é que preconceito vem do ser humano,da sua essencia,e não simplesmente da cor de pele ou convivio social.O mesmo citou o seriado "todo mundo odeia o Cris",que é legal. Ok .Ele (falo ele pq não tenho obrigação de lembrar do nome dele) disse que o seriado é assim,por que nos EUA o preconceito contra os negros é declarado.E,quando o questionei sobre o preconceito que o Cris tinha contra os brancos,achando que todos eram ricos, o palestrante simplesmente resolveu mudar o assunto,dando me respostas meia boca.Dando uma visão completamente pessoal sobre a Africa,o mesmo deixou a desejar sobre a mesma.Ficou no enrolation e pouco falou sobre a Africa de fato. O mesmo poderia citar as olimpiadas,já que as de 2012 vão ser na Africa do Sul e as de 2016 no Brasil... Se era um paralelo entre ambos,com tema atual, o palestrante poderia ter sido mais esperto,ao invés de ficar falando sobre o preconceito,contrariando a ideia da palestra sobre a Africa... Modestia a parte,estou cansada de debater sobre preconceito.Todos temos e ,sendo assim,deveriamos respeitar o do outro,não o desmoralizando por isso.O negro foi escravizado e sofreu muito.Sim,mas foi o negro de outrora, pois o negro (estou classificando assim pra ficar mais facil,já que partilho da opinião de que somos todos multietnicos) de hoje em dia tem as mesmas chances,sim! Não to sendo idealista,ignorando o preconceito que eles podem sofrer.Pelo contrario,com todo meu realismo mediocre,declaro que : A sociedade é formada pelos opostos,vivendo e sentindo ambos os extremos.Ao mesmo tempo que sofre,faz sofrer.Por que temos ideias diferentes,mas somos seres humanos em sua totalidade.Sendo assim,ressaltar um tipo de preconceito é burrice. Observe,você é preconceituoso.Nem que seja só um pouquinho...Pense de forma mais AMPLA,ao inves de fechar no racismo,que se difere de preconceito (pre-conceito),que é apenas um conceito que temos antes de saber completamente sobre /como é o que estamos conceituando.A maioria das pessoas chama isso de primeira impressão.
Depois escreverei sobre a outra palestra que tive,por que agora meus dedos estão doendo.Deixo minha critica construtiva aqui,para que entendam como quiserem.(Se alguem ler isso) E,a palestra foi daquelas que fazem o tempo correr (legal...) entretanto,deixam a desejar um pouco sobre seu conteudo... (mesmo assim,aprendi algumas coisas.... mas não relatei aqui,por que isso é um blog,e não a dissertação que tenho a obrigação de entregar para a professora amanha,sobre o mesmo tema.Então,eu fui pessoal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário